UROLOGIA

Descubra as informações de cada especialização

Incontinência urinária feminina

Incontinência urinária feminina

Incontinência urinária é definida como qualquer perda involuntária de urina. Nas mulheres, ela é causada por múltiplos fatores como: idade, menopausa, sobrepeso, número e tipo de parto.

Mulheres que perdem urina ao realizar esforços como tossir, espirrar, pular, apresentam incontinência urinária de esforço. Isso ocorre devido ao enfraquecimentos dos músculos do assoalho pélvico (“músculos que seguram o xixi”) .

Hoje a Sociedade Internacional de Continência preconiza o trabalho da fisioterapia como primeira escolha porque oferece baixo risco, sem efeitos colaterais alem de ser um tratamento conservador. Este tratamento, se baseia no treinamento e fortalecimento da musculatura perineal por meio de biofeedback ( tecnologia computadorizada) e eletroestimulação .

Outro tipo de incontinência acontece quando a mulher tem desejo urgente de fazer xixi podendo perder urina antes de chegar ao banheiro. E você pode saber mais sobre isso no próximo tópico.

Incontinência urinária masculina

Incontinência urinária masculina

Incontinência urinária é definida como qualquer perda involuntária de urina. Em homens, ela ocorre principalmente após a cirurgia de retirada de próstata ( prostatectomia), comum em homens que apresentaram câncer de próstata. Ela pode ser transitória ou não, acompanhada ou não de urgência miccional (vontade urgente de fazer xixi, podendo perder urina antes de chegar ao banheiro).

A fisioterapia é indicada em casos em que a perda urinária é leve ou moderada no qual apresenta ótimos resultados.

Urgência urinária

Urgência urinária

A urgência urinária ou miccional é um sintoma caracterizado por uma vontade freqüente, súbita e difícil adiar. Quando esse sintomas vem precedida de aumento da freqüência urinária, perda de xixi antes de chegar ao banheiro e noctúria ( levantar a noite para fazer xixi), ela é chamada de Síndrome da Bexiga Hiperativa.

Se você tem vontade de fazer xixi ao mexer com água, toda vez que sai de casa fica procurando por banheiros, levanta várias vezes a noite para ir ao banheiro, evita de ir à lugares que não tem banheiro, atenção! Você pode ter uma bexiga hiperativa.

A Sociedade Internacional de Continência preconiza o trabalho de treinamento comportamental e eletrostimulação como primeira e segunda escolha no tratamento das urgências e urge-incontinência, trabalho responsável do fisioterapeuta especializado.

Infecção urinária de repetição

Infecção urinária de repetição

A infecção urinária é considerada de infecção quando ela acontece 3 ou mais vezes ao ano. Isso pode ocorrer devido à maus hábitos como mal posicionamento ao vaso sanitário, baixa ingestão de água, mal relaxamento da musculatura perineal fazendo com que haja sempre uma sensação de que ficou xixi na bexiga após a micção. Técnicas de treinamento muscular, reabilitação vesical, orientações comportamentais e dietéticas favorecem a redução significativas do numero de infecções.

Digite o termo e aperte Enter para pesquisar