Períneo: você conhece o seu?

Home / Sem categoria / Períneo: você conhece o seu?

Períneo: você conhece o seu?

Você sabe o que é o Períneo? Consegue localizá-lo? Sabe para que serve?
O Períneo é um grupo muscular que fica na base da pelve. Ele têm forma de losango e é localizado no fundo da pelve e é composto principalmente por músculos. Os músculos do assoalho pélvico parecem uma cama elástica e por este motivo, são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus) e pela continência urinária e fecal; sendo também muito importantes para a sexualidade e reprodução.

 

perineo004

 

No sexo, potencializa os orgasmos

Atingir o ápice do prazer pode ser mais fácil se o períneo estiver saudável. Isso porque ele aumenta as contrações da vagina que acontecem durante o orgasmo, as deixa mais intensas, garantindo o gozo das mulheres e também dos homens, que sentem mais tesão quando o pênis é apertado pelos movimentos do órgão feminino.

No parto, ajuda o bebê a sair

Pelo mesmo motivo de potencializar as contrações da vagina, o períneo é importantíssimo na hora do parto. Mas, no caso das grávidas, o peso da barriga pode acabar enfraquecendo a região. Isso faz com que muitas sofram com perda de urina ou mesmo falta de contrações. É comum as futuras mamães freqüentarem cursos (fisioterapia obstétrica) que estimulam o fortalecimento do músculo durante a gestação, pensando no nascimento do bebê. “Com contrações mais intensas, o parto é facilitado, o bebê sai com muito menos sofrimento da mãe”, conta a ginecologista e obstetra.

perineo002

Ajuda na prevenção e tratamento das incontinências urinárias e fecais, alem dos prolapsos geniatsi (“queda de bexiga”)

Alterações na pelve e o enfraquecimento desses músculos podem levar à várias disfunções como incontinência urinária, retenção urinária, incontinência fecal, prolapsos dos órgãos pélvicos, dores pélvicas e disfunções sexuais.

Por que o músculos perineais enfrequecem?

Todas as situações que aumentam a pressão intra abdominal (tossir, espirrar, rir, levantar objetos pesados, praticar esportes – principalmente musculação) sobrecarregam a MAP. Como qualquer outro músculo do corpo, se os músculos perineais não estão fortes o suficiente para responder a estes esforços, eles podem ir acumulando lesões e enfraquecendo progressivamente.

A gravidez, o parto vaginal, a obesidade, a menopausa e o sedentarismo são as principais causas das alterações da musculatura do períneo, aumentando a chance do desenvolvimento dessas condições a chance do desenvolvimentos dessas condições.

Como prevenir e tratar as disfunções dos músculos do assoalho pélvico?

Através da reabilitação perineal é possível tratar e prevenir as disfunções perineais evitando uma intervenção cirúrgica. O tratamento é seguro e eficaz. Ao final do tratamento, a paciente observa melhora considerável do seu bem-estar, qualidade de vida, prazer sexual e auto-estima.

Showing 2 comments
  • Iara Del Fiaco Rocha
    Responder

    Boa tarde, estou grávida de 34 semanas e minha obstetra me passou 10 sessões de fisioterapia urogenital para incotinência urinária para me ajudar na hora do parto, gostaria de saber se atendem pelo convênio da Casembrapa? Se não, quanto custa cada sessão?

    • Raquel Jacomo
      Responder

      Boa tarde, entraremos em contato por e-mail

Deixe um comentário

Digite o termo e aperte Enter para pesquisar

vaginimso2intestinopreso