Incontinência urinária na pessoa idosa

Home / Fisioterapia Pélvica / Incontinência urinária na pessoa idosa

Incontinência urinária na pessoa idosa

O envelhecimento da população tem um grande impacto nas necessidades sociais e de saúde. Em todo mundo, a populações está envelhecendo e com isso, investigações e desenvolvimento de intervenções apropriadas são necessárias para satisfazer as crescentes necessidades e desafios trazidos pelo envelhecimento da população.

O foco principal do atendimento para o envelhecimento da população deve ser a de assegurar uma abordagem integrada e abrangente para as necessidades especiais dos idosos e de suas famílias.

Segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS), a incontinência urinária (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina.

A prevalência de incontinência aumenta conforme a idade, afeta mais mulheres que homens, e é associado com autoestima baixa, pior qualidade de vida e frustrações psicossociais.

Dentre as causas da incontinência urinária no idoso. Temos:

Nas mulheres:

  • diminuição do estrógeno
  • paridade alta
  • alguns tipos de cirurgia como histerectomia ( retirada do útero)

Nos homens:

  • Hiperplasia benigna da próstata
  • Carcinoma prostática

Estudos clínicos e epidemiológicos revelam grande prevalência da incontinência urinária em idosos, sendo que de 9 a 39% das mulheres acima dos 60 anos relatam perdas urinárias diárias.

A ICS recomenda que o tratamento conservador seja considerado como primeira opção de intervenção.

O treinamento da musculatura do assoalho pélvico foi inicialmente proposta por Kegel em 1948, com objetivo de fortalecimento e melhora do recrutamento dos músculos do assoalho pélvico. Estudos mostram que a alta intensidade de exercícios do assoalho pélvico é efetivo na redução da incontinência urinária em idosos.

A idade afeta o trato urinário de várias formas, mas não é a causa de incontinência por si só. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é normal a perda de urina nesta idade. Por isso, não hesite em procurar ajuda!!

Deixe um comentário

Digite o termo e aperte Enter para pesquisar

incontinencia1vaginimso2