INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA: COMO A FISIOTERAPA PODE AJUDAR???

Home / Sem categoria / INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA: COMO A FISIOTERAPA PODE AJUDAR???

INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA: COMO A FISIOTERAPA PODE AJUDAR???

Incontinência urinária homem

 

A incontinência urinária é definida como qualquer perda de urina. Nos homem ela é decorrente, praticamente da retirada da próstata por causa de um câncer prostático. Após a cirurgia, prostatectomia radical, os sintomas surgem em decorrência de insuficiência esfincteriana ( insuficiência do músculo que prende o xixi) e/ou disfunção do detrusor ( o músculo da bexiga não funciona direito). Muitos não sabem, mas durante a cirurgia de próstata, um dos músculos que seguram o xixi é retirado ( esfíncter uretral proximal). Com isso, a missão de manter a continência fica por conta de outro grupo muscular: esfíncter uretral distal e músculos do assoalho pélvico.

Com isso, a missão da fisioterapia, é dar suporte para que esses músculos trabalhem na sua melhor performance.

Estudos demonstram a eficácia da fisioterapia na incontinência pós-prostatectomia. Vale ressaltar, que a fisioterapia não só reduz a perda urinária, como também cura a incontinência urinária nesses pacientes. Estima-se que a fisioterapia é eficaz em 74% contra 30% em pacientes que não fizeram fisioterapia ( Fernandés, 2015). Hoje, os estudiosos recomendam que a fisioterapia deve ser realizada logo no pós-operatório, na retirada da sonda. Porém, ela pode ajudar pacientes até 2 anos após o procedimento.

Como é feito o tratamento? O tratamento consiste em orientações comportamentais, inicialmente. No qual o paciente vai aprender posicionamento correto ao vaso sanitário e orientações dietéticas que podem estar atrapalhando sua recuperação. Além disso, o tratamento é consiste também em dar funcionalidade ( fortalecer) ao músculo, por meios de exercícios específicos. Pode ser usado também, neuromodulação elétrica para que a bexiga funcione da melhor forma possível.

Deixe um comentário

Digite o termo e aperte Enter para pesquisar

prolapso001