Fisioterapia pélvica infantil

Descubra as informações de cada especialização

Disfunções miccionais

Disfunções miccionais

As disfunções miccionais são altamente prevalentes nas crianças. Acredita-se que sua incidência varia em torno de 15-20% da população infanto-juvenil. Apesar desse fato, freqüentemente passa despercebida por familiares e profissionais da área de saúde, permitindo que punições físicas ou verbais atinjam quase 100% dessa população. Elas podem ter origem neurogênica ou devido a mal formações fetais; porém, as disfunções miccionais não neurogênicas são 20-40 vezes mais freqüentes que as neurogênicas.

O tratamento inadequado pode levar ao comprometimento estrutural da bexiga, e nefropatias ( doenças no rim).A idade de 5 anos é quando a maioria das crianças já teve um treinamento adequado para uma micção controlada, socialmente aceitável e sem a necessidade de fraldas.

As crianças normalmente apresentam quadros de infecções urinárias recorrentes, urgência urinária, aumento da freqüência urinaria, mesmo após o desfralde ela continua sem conseguir “segurar” o xixi, ou até que ainda fazem xixi na cama, ou isso ocorre devido a incoordenação entre o músculo da bexiga e o esfíncter uretral ( músculo que ajuda a prender o xixi).

A fisioterapia tem o objetivo de ajudar nessa coordenação muscular assim como na atividade do músculo da bexiga por meio de exercícios específicos, e principalmente bioffedback eletromiográfico e eletroestimulação parassacral.

No nosso consultório utilizamos bioffedback lúdicos de última geração, desenvolvido especialmente para crianças. Nenhum procedimento é invasivo ou doloroso para a criança.

Disfunções anorretais

Disfunções anorretais

O adequado controle esfincteriano é uma das maiores competências adquiridas na primeira infância ( até os 4 anos de idade), possibilitando o indivíduo maior autonomia, convívio social e autoestima.Entretanto, diversas variáveis ambientais e fisiológicas podem interferir na aquisição dessa habilidade, o que acarreta prejuízos no desenvolvimento.

Entre as disfunções anorretais mais comuns em crianças está a incontinência fecal ( perda de fezes na cueca/calcinha), a constipação intestinal ( intestino preso) e a encoprese (incontinência fecal associada a constipação intestinal) . É causada principalmente por maus hábitos comportamentais e dietéticos assim como a incoordenação do músculo que segura as fezes.

A fisioterapia tem o objetivo de ajudar nessa coordenação muscular assim como na atividade do músculo do reto por meio de exercícios específicos, e principalmente bioffedback eletromiográfico e eletroestimulação parassacral.

No nosso consultório utilizamos bioffedback lúdicos de última geração, desenvolvido especialmente para crianças. Nenhum procedimento é invasivo ou doloroso para a criança.

Digite o termo e aperte Enter para pesquisar